Fêmea de bugio-ruivo é resgatada na região central de Porto Alegre

Fêmea de bugio-ruivo é resgatada na região central de Porto Alegre
(Créditos: Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA)

Um bugio-ruivo foi resgatado, na manhã de quarta-feira (18), Rua Nunes Machado, no Bairro Azenha, em Porto Alegre. A fêmea, da espécie Alouatta guariba, estava sendo monitorada por técnicos da prefeitura, desde a semana passada, quando foi visto no Bairro Glória. Após duas tentativas, a captura foi feita, com apoio do Corpo de Bombeiros e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

Com ferimentos nas quatro patas, o animal, ameaçado de extinção, foi levado ao Núcleo Preservas, ligado ao Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após a recuperação, a fêmea será solta na natureza.

Tu viu?

Alexandra Dougokenski pega 30 anos de prisão por morte do filho em Planalto
Decreto regulamenta loteria municipal em Porto Alegre

“Não é comum encontrar exemplares nesta região de Porto Alegre, o que leva à hipótese de fuga ou de que alguém tenha trazido o animal da mata para cidade. O menos provável seria dispersão da zona extremo sul”, explica a bióloga Soraya Ribeiro, chefe da Equipe de Fauna Silvestre.

Crime ambiental 

O bugio-ruivo é um animal nativo das matas originais do Rio Grande do Sul, e está ameaçado de extinção. Perseguir, transportar ou maltratar, esses animais é considerado crime ambiental, com penas que variam de multa, até detenção. Em 2022, houve 786 chamados de resgate, número 23% superior ao registrado em 2021.

Ao identificar um animal silvestre ferido, em risco, ou com indícios de maus-tratos, contate a equipe de Fauna Silvestre, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, através do telefone (51) 3289-7517, e pelo canal 156, aos finais de semana.