Irmãos caminhoneiros gaúchos ficam seis dias isolados pela neve na travessia entre Chile e Argentina

Foto: Reprodução

Os caminhoneiros Alexandre e Adriano Rosa Wentz, naturais de Uruguaiana, enfrentaram momentos de tensão ao ficarem seis dias isolados na região de Paso de Jama, um dos pontos mais altos da travessia da Cordilheira dos Andes, entre o Chile e a Argentina. O bloqueio foi provocado por uma intensa nevasca que atingiu a área do deserto do Atacama, deixando dezenas de veículos retidos.

Os irmãos estavam em dois caminhões carregados com geomembranas, utilizadas na construção de lagoas de irrigação. Durante o período de isolamento, mantiveram contato com outros motoristas apenas via rádio PX, único meio de comunicação disponível.

Segundo o portal Canal Rural, na última segunda-feira (30), máquinas de resgate conseguiram alcançar o local, liberando parte da estrada e prestando apoio aos caminhoneiros presos na neve. Segundo Alexandre, mais de 30 veículos ainda estavam em trechos críticos da rodovia, completamente cercados pelo gelo.

Ainda conforme o Canal Rura, mesmo com o início do resgate, os irmãos ainda aguardam liberação total da rota para retornar ao Brasil. A previsão é que a passagem só seja totalmente liberada a partir do dia 7 de julho, dependendo das condições climáticas.