O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, é o momento de relembrar os inúmeros acontecimentos que marcaram este período. Para isso, nós, do O Bairrista, reunimos o que foi destaque no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul no “Retrospectiva 2023 O Bairrista“.
Em 365 dias vivenciamos fatos marcantes, sejam eles bons ou ruins. Em escala global o mundo assistiu a intensificação do conflito no Oriente Médio entre Israel e Palestina. Em nível nacional Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, enquanto no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite chegou ao seu segundo mandato.
O ano no RS também foi marcado por várias tragédias ligadas ao clima, enchentes deixaram um rastro de destruição e resultaram em mais de 50 vítimas fatais, mas também mostrou a força e a solidariedade do povo gaúcho. No esporte, o astro mundial Luis Suárez agraciou à todos com seu futebol, vestindo a camisa do Grêmio. Já o rival, Internacional chegou a semifinal da Libertadores da América.
Retrospectiva setembro
O mês de setembro começou com um reconhecimento importante a uma vinícola gaúcha e a conquista do acesso tão esperado pelo Caxias. Por outro lado, uma tragédia marcou o mês. A madrugada do dia 6 será sempre lembrada pelos moradores do Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas que resultaram no maior desastre climático do estado nos últimos dias. Confira:
Gaúcha Vinum Terra se torna a primeira vinícola a obter a certificação orgânica e biodinâmica IBD Demeter International para todos os seus produtos
Logo no primeiro dia de setembro, uma propriedade localizada em Monte Belo do Sul, na Serra, a Vinum Terra recebeu um grande reconhecimento ao se tornar a primeira vinícola a receber certificação orgânica e biodinâmica IBD Demeter International para todos os seus produtos. Sendo assim, a vinícola gaúcha conta com vinhos sem intervenções químicas no solo e no fruto. O feito tornou a Vinum Terra a única do país a ser 100% biodinâmica de ponta a ponta e ter certificado para isso.
Caxias sobe para Série C
Os primeiros dias do nono mês ainda marcaram o fim de uma espera da torcida Grená, que aguardavam ansiosos o retorno à Série C do Brasileirão. No dia 2, após oito anos, o Caxias superou o tabu das fases eliminatórias na Série D e retornou a terceira divisão nacional. O acesso veio com uma vitória por 1 a 0 contra a Portuguesa-RJ, no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. O gol da classificação saiu aos 40 minutos da etapa final, com Eron convertendo a cobrança de pênalti.
RS registra maior desastre natural dos últimos 40 anos
O mês foi marcado também por um dos maiores desastres naturais do Rio Grande do Sul. As fortes chuvas registradas no início de setembro ficarão para sempre na memória dos gaúchos. As precipitações deixaram 53 mortes e pessoas seguem desaparecidas mesmo após três meses, assim como cidades ainda estão em luta por reconstrução. O fenômeno causou, além das mortes, destelhamento de casas, queda de árvores e quebra de pontes naquele que foi o maior desastre natural dos últimos 40 anos no estado. A região mais atingida foi do Vale do Taquari.
Desfiles de 20 de setembro são cancelados e CTGs se mobilizam para ajudar atingidos pelas chuvas
Ainda em setembro uma onda de solidariedade tomou conta do RS. Em um ato histórico, o tradicional desfile de 20 de Setembro, que celebra o início da Revolução Farroupilha, foi substituído por cavalgadas solidárias em vários municípios do Estado. Em decorrência das enchentes registradas no mês, as cavalgadas foram organizadas para arrecadar materiais e ajudar as vítimas das inundações.
Vale ressaltar que, além do ato realizado pelos CTGs, clubes de futebol, entidades, assim como a população em geral, mobilizaram-se em prol dos atingidos pelas enchentes, em uma verdadeira corrente de solidariedade.
Park Tupã anuncia encerramento de suas atividades após 48 anos
Por fim, no final de setembro um anúncio pegou todos de surpresa. Após quase cinco décadas de diversão em cidades do RS, SC e PR, o Park Tupã anunciou o encerramento de suas atividades. A decisão veio após o falecimento do fundador, Hugo Aloísio Mayer.