Foto: Divulgação/Nasa
O Rio Grande do Sul será palco de um emocionante evento global que reunirá especialistas para solucionar desafios e contribuir para avanços na exploração espacial. Trata-se do Nasa International Space Apps Challenge, também conhecido como hackathon, que ocorrerá pela primeira vez em Caxias do Sul, na Serra, no TecnoUCS, nos dias 7 e 8 de outubro.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de colaborar em equipes para resolver desafios propostos pela Nasa, que ocorrerão simultaneamente com outros países. As três melhores equipes selecionadas na etapa local serão premiadas e terão a chance de competir globalmente. E aqui está o destaque: as três melhores equipes do mundo ganharão uma viagem à Nasa e a oportunidade de apresentar suas ideias aos diretores da agência espacial.
Os desafios variam desde a criação de um mercado para projetos de ciência aberta até o desenvolvimento de soluções criativas para a missão Artemis II, que levará a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua. Além disso, os participantes poderão explorar questões relacionadas à geologia espacial, arte gerada por radar de abertura sintética e previsão de tempestades geomagnéticas.
Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site do evento e selecionar Caxias do Sul como evento local. São 200 vagas disponíveis para a primeira fase da competição, e as equipes devem ter de quatro a seis participantes.
A etapa local será em português, mas a apresentação final deve ser em inglês. Os participantes terão direito a alimentação e todo o suporte necessário durante o evento. Além disso, a equipe melhor colocada na etapa local receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil.