Foto: Getty Image
Nesta segunda-feira (14), um importante acordo de binacionalização foi firmado entre Brasil e Uruguai. O objetivo é permitir a igualação das tarifas cobradas em voos brasileiros que chegam ao Aeroporto de Rivera, situado na fronteira entre os dois países. Atualmente, o aeroporto encontra-se fechado para reformas, mas as novas regras entrarão em vigor assim que ele retomar suas operações, conforme anunciado pelo governo.
Os voos em direção ao Uruguai normalmente incorrem em taxas internacionais. No entanto, com este acordo, o governo pretende nivelar os preços desses voos aos praticados em voos domésticos.
De acordo com as autoridades, este acordo deverá impulsionar o movimento em Santana do Livramento, na fronteira do RS com o Uruguai, além de facilitar as conexões desta região com o restante do país.
Segundo a Anac, o acordo “vai integrar as aviações e facilitar o trânsito de pessoas e cargas entre os dois países”.
Uma equipe de trabalho também será formada nos próximos meses, com o objetivo de negociar a viabilização de um conceito mais amplo de binacionalidade, com a participação das autoridades de fronteira de ambos os países.