Foto: Divulgação/Fifa
Durante a transmissão do jogo entre Nova Zelândia e Noruega, pela abertura da Copa do Mundo Feminina, o chat ao vivo do canal CazéTV, no YouTube, foi suspenso devido a uma enxurrada de comentários preconceituosos por parte dos usuários online.
“Percebemos que algumas pessoas estavam aproveitando a oportunidade de visibilidade para destilar preconceitos inaceitáveis dentro dos valores da CazéTV e de qualquer sociedade”, disse a CazéTV, em nota.
Vários usuários online realizaram múltiplos comentários discriminatórios e sexistas no chat do canal CazéTV, que transmitiu a partida inaugural da Copa nesta quinta-feira (20). A função de chat foi desabilitada na segunda metade do jogo, após comentários de ódio dominarem a seção de conversa durante o primeiro tempo.
No chat, surgiram comentários depreciativos como “vai lavar a louça”, expressões vulgares sobre a aparência das jogadoras e inúmeras referências preconceituosas sobre o futebol feminino.
Após a desativação do chat, alguns usuários migraram para outras transmissões do canal — jogos que ainda não haviam iniciado — e reproduziram o tom agressivo dos comentários.
A Cazé TV, de propriedade do influenciador digital Casimiro Miguel, transmitirá todas as partidas deste Mundial Feminino.
“O chat da CazéTV no YouTube foi desativado durante a transmissão de Nova Zelândia x Noruega porque percebemos que algumas pessoas estavam aproveitando a oportunidade de visibilidade para destilar preconceitos inaceitáveis dentro dos valores da CazéTV e de qualquer sociedade. Nos próximos jogos teremos ainda mais moderadores preparados para permitirem que as pessoas que curtem o canal se manifestem livremente e que discursos discriminatórios sejam banidos, como deve acontecer com qualquer espécie de preconceito”