Todos pela Helena: Portadora de tipo agressivo de leucemia, pelotense precisa de ajuda para a compra de remédio

Foto: Reprodução/Instagram

Uma corrente de solidariedade tem se formado em Pelotas, na região Sul do Estado, em busca de ajudar a pequena Helena. Aos três anos de idade, ela luta contra a Leucemia Mielóide Aguda (LMA), o tipo mais agressivo da doença e a família busca ajuda financeira para a compra de um medicamento que custa de R$50 a R$60 mil.

Em 2021, a cidade se uniu em prol de seu tratamento, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde ela passou internada durante cinco ciclos de quimioterapia. Após, a pequena foi liberada para voltar à sua cidade, para o chamado tratamento ambulatorial, entretanto, sem a quimio a doença voltou a se manifestar de maneira agressiva.

Em junho de 2022, Helena retornou a rotina de quimioterapia e dois meses depois foi submetida a um transplante de medula, cujo doador foi seu pai, André Schmidt. Esta foi considerada uma das épocas mais difíceis, devido a bactérias, fungos e uma infecção generalizada que levaram a pequena para a UTI. Após a pior fase, o tratamento deu certo e durante sete meses ela passou viver com a leucemia em remissão.

Entretanto, na última semana, a mãe de Helena, Quézia Lapischis, compartilhou nas redes sociais um novo apelo. Após a doença se manifestar novamente, de forma tão agressiva como anteriormente, a pequena terá que, novamente, enfrentar uma grande batalha.

De acordo com Quézia, os médicos afirmam que, por se tratar de um quadro de leucemia refratária e agressiva, Helena está na última linha de tratamento, sendo assim, os tratamentos anteriores não teriam feito o devido efeito para coibir a doença.

O novo tratamento precisará ser feito com duas medicações, sendo uma delas combinadas com um componente do sangue, os linfócitos, de André. O impasse, porém, é quanto ao medicamento complementar. O Venetoclax não é utilizado em crianças no Brasil e, por esse motivo, não é autorizado pelo governo. Fora do país, por outro lado, é visto como um aliado do tratamento e uma chance de cura.

O custo do medicamento, porém, é uma das batalhas a ser enfrentada pela família. Seu custo varia de 50 a 60 mil e ele deve ser utilizado por Helena por, pelo menos quatro meses. Para isso, a família busca ajuda da comunidade.

Como ajudar?

Pix: [email protected]

Depósito: Agência 3567 Produto 1288 Conta 796345842-3 – Caixa Econômica Federal

Através da compra do “lenço mágico” na Óptica Luz, em Pelotas. Todo valor será revertido para a compra do medicamento.