Seduc decide afastar professora após suposto assédio contra aluno em São Sepé

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), decidiu afastar uma professora de suas atividades em uma escola estadual em São Sepé, após um suposto caso de assédio contra um aluno de 17 anos. A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave) considerou que houve uma transgressão por parte da docente.

O relatório da sindicância recomenda que a professora Ana Karla Kraemer seja designada para funções administrativas. Ela está em licença médica desde o episódio, que foi registrado em vídeo, em dezembro do ano passado. Nas imagens, a professora aparece gritando com o aluno, fazendo comentários sobre suas posses materiais.

Afastada por recomendação médica

Ao G1, a professora afirmou que sua ausência das salas de aula foi uma recomendação médica. Ela admitiu ter cometido um erro, mas se considera vítima de uma armação.

Segundo o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luís Viera Eggres, o afastamento da professora é uma “situação decorrente de um desequilíbrio emocional por parte dela”.

O relatório da comissão foi encaminhado a uma instância superior da Seduc, que deverá apoiar ou não a decisão da CRE. Além disso, o caso foi encaminhado ao Ministério Público, já que envolveu um adolescente. Segundo Eggres, o aluno recebeu apoio na ocasião do incidente e está sendo acompanhado por psicólogos e assistentes sociais da coordenadoria.

Sobre o caso

O suposto assédio ocorreu durante uma aula de geografia do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual São Sepé. Colegas do estudante filmaram as falas da professora.

Segundo a mãe do aluno, que preferiu não se identificar, momentos antes da gravação do vídeo, a professora teria reclamado de um cheiro estranho na sala. Naquele dia, a escola serviu cachorro-quente aos alunos. Ela suspeita que o cheiro era do tempero do lanche.

Durante a aula, o jovem teria se aproximado da professora perto da lata de lixo. Ana Karla então teria perguntado por que ele estava cheirando-a. O aluno negou e voltou para o seu lugar. A discussão teria começado a partir disso.

No vídeo, ela questiona o aluno sobre suas posses materiais, mencionando o número de banheiros em sua casa, apartamentos na praia e carros. O aluno respondeu e a professora retruca chamando-o de “recalcado”. O registro termina com o aluno se desculpando: “Então tá. Desculpe se eu cheguei perto de você. Não chegarei mais”.