Inter e as eliminações na Copa do Brasil: Análise das derrotas e mudanças necessárias

Foto: Mourão Panda / América

Eliminado pelo América-MG na Copa do Brasil, o Inter deve buscar reunir forças para avançar na temporada. Antes de planejar o futuro, o clube pode tirar algumas lições dos acontecimentos passados.

Desde a derrota na final para o Athletico-PR em 2019, o Colorado tem enfrentado eliminações precoces no torneio. No entanto, conseguiu se reerguer em seguida, mas precisou fazer algumas mudanças na equipe e comissão técnica.

2020: América-MG (Quartas de final)

Assim como neste ano, o Inter também participava da Libertadores e, portanto, entrou diretamente nas oitavas de final. Sob o comando de Eduardo Coudet, avançou ao vencer o Atlético-GO e enfrentou novamente o América-MG. No entanto, o técnico argentino aceitou uma proposta do Celta de Vigo, da Espanha, e foi substituído pelo ídolo Abel Braga.

Na estreia de Abel, o experiente treinador perdeu em casa no jogo de ida contra os mineiros. No jogo de volta, em Belo Horizonte, venceu no tempo normal, mas foi eliminado nos pênaltis. O time demorou a se recuperar, acumulando quatro jogos seguidos sem vitórias e sendo eliminado da Libertadores pelo Boca Juniors, na Bombonera.

Após esses acontecimentos, o Inter adotou um sistema tático diferente, com três volantes, e promoveu os jovens Yuri Alberto e Praxedes à titularidade. O clube acabou como vice-campeão brasileiro, perdendo o título em casa na última rodada.

2021: Vitória (Terceira fase)

Há dois anos, a eliminação veio para o Vitória, que estava na Série B e tinha Ramon Menezes como treinador, atualmente no comando da seleção brasileira sub-20. Após vencer por 1 a 0 em Salvador, o Internacional perdeu por 3 a 1 em pleno Beira-Rio.

A surpreendente queda resultou na demissão do treinador espanhol Miguel Ángel Ramírez. Diego Aguirre foi contratado para substituí-lo. Inicialmente, o uruguaio enfrentou seis jogos sem vitória e foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo Olimpia, nos pênaltis, em casa.

Em seguida, Aguirre conseguiu estabilizar a equipe com a escalação de quatro volantes no meio-campo: Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, Edenilson e Patrick. Com essa formação, venceu o clássico Gre-Nal, que contribuiu para o rebaixamento do rival, mas terminou o Brasileirão em um modesto 12º lugar.

2022: Globo (Primeira fase)

No ano passado, o Internacional sofreu uma eliminação vexatória na competição, perdendo para o desconhecido Globo-RN por 2 a 0 logo na primeira fase.

Mesmo com a eliminação, o técnico Alexander Cacique Medina permaneceu no cargo por mais um mês. No entanto, a perda do Gauchão e um empate com o Guaireña, pela Copa Sul-Americana, resultaram na saída do treinador argentino. A mudança no comando levou à contratação de Mano Menezes, que enfrentou uma frustração na competição continental, mas terminou como vice-campeão brasileiro.