Receita Federal alerta para golpe sobre restituição de Imposto de Renda

Foto: Divulgação

A Receita Federal emitiu um alerta para que os contribuintes tenham cuidado com empresas que oferecem antecipação de restituição do Imposto de Renda. Segundo o órgão, essas empresas prometem vantagens financeiras, mas na realidade estão interessadas em obter dados, documentos e informações fiscais das vítimas.

Em nota divulgada em seu site oficial, a Receita ressaltou que algumas empresas chegam a solicitar o pagamento de taxas para acelerar a antecipação da restituição, mas isso não é verdade e pode até ser ilegal. Portanto, é importante estar atento a essas práticas.

O golpe geralmente tem início por meio de e-mails, SMS ou mensagens no WhatsApp, onde os golpistas se passam pelo governo federal, simulando até mesmo o design e a aparência da Receita Federal ou do Governo Federal. O conteúdo dessas mensagens oferece a opção de receber antecipadamente grandes valores de restituição da declaração do Imposto de Renda.

Este ano, a Receita Federal já recebeu mais de 26 milhões de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física. A expectativa é de que 39,5 milhões de declarações sejam entregues até o dia 31 de maio, prazo final para a entrega do documento.