Covid-19: RS libera vacina bivalente para a população com mais de 18 anos

Vacina bivalente contra Covid-19 é liberada para toda a população com mais de 18 anos
(Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), seguindo orientação do Ministério da Saúde, ampliou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para toda a população com mais de 18 anos. A definição aconteceu na última terça-feira (25), em reunião com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems), que discutiu as estratégias para a ampliação do público.

Tu viu?

Apostas esportivas: regulamentação prevê taxas para empresas e apostadores; veja como vai ser
Tráfego de transporte escolar é autorizado em faixas para ônibus de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre estima que cerca de 700 mil pessoas, acima de 18 anos, estejam aptas a receber a vacina bivalente na cidade. Contudo, como há apenas 67 mil doses disponiveis nos postos, o escalonamento está mantido. Nesta terça-feira (25), os postos passaram a receber pessoas com 55 anos ou mais para a imunização bivalente.

Como o Sistema Único de Saúde (SUS) tem gestão compartilhada, os municípios podem decidir como farão a vacinação. As prefeituras podem escalonar o esquema vacinal por faixas etárias dentro da recomendação do ministério por questões de estoque e organização.

Decisão do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou na última segunda-feira (24), que a aplicação da vacina bivalente, contra a Covid-19, está liberada para toda a população com mais de 18 anos no Brasil. A partir de agora, cerca de 97 milhões de brasileiros poderão procurar as unidades de saúde para receber a imunização de reforço.

A vacina bivalente tem a função de imunizar contra mais de uma versão do vírus de uma só vez.

De acordo com o Portal G1, a liberação para um novo grupo ocorreu devido a baixa adesão do público-alvo, o que deixou imunizantes parados nos estoques. Antes da ampliação, cerca de 61 milhões de pessoas estavam aptas a tomar a nova versão da vacina. Entretanto, em dois meses, apenas 16,3% da população-alvo recebeu a dose extra, o equivalente a cerca de 10 milhões de pessoas. A maior parte das doses, 8,1 milhões, foram aplicadas em idosos acima de 60 anos.

O G1 teve acesso a um documento técnico do Ministério da Saúde, enviado a estados e municípios. No texto, o governo federal justifica a liberação da vacina bivalente pela “disponibilidade de doses” e também pela “a oportunidade de atualização da resposta imunológica de uma população maior frente às novas variantes da Covid-19”.

Público-alvo da vacinação

Até agora, a aplicação da vacina estava restrita a gestantes, puérperas, idosos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, imunocomprometidos ou com alguma comorbidade, com mais de 12 anos. Com a liberação, a orientação é pessoas com 18 anos ou mais busquem os postos para receber a dose

É preciso ter tomado duas doses de imunizantes monovalentes (CoronaVac, Astrazenica ou Pfizer) como esquema primário, ou como dose de reforço. Também é necessário respeitar o intervalo de quatro meses da última dose.

Quem não completou o ciclo vacinal, e está com alguma dose de reforço em atraso, também poderá receber a vacina bivalente.