Hexa no 700° jogo de Renato Portaluppi no Grêmio: os detalhes do título do Gauchão Ipiranga 2023

Foto: Reprodução

Recordes e mais recordes! Em tarde histórica o Grêmio venceu o Caxias por 1 a 0, na Arena do Grêmio e conquistou o hexacampeonato seguido do Gauchão Ipiranga. No mesmo sábado (8), Renato Portaluppi atingiu sua marca de 700 jogos diante do Tricolor. Confira os detalhes dos recordes batidos: 

Tu viu?

Grêmio bate o Caxias com gol de Suárez e conquista o Gauchão Ipiranga 2023

Notas do Grêmio: quem foi bem e quem foi mal na grande final do Gauchão Ipiranga

Renato Gaúcho chegou ao comando Tricolor em setembro de 2016. Conquistou a Copa do Brasil no mesmo ano e a Libertadores da América no ano seguinte. Entretanto, a primeira conquista do Gauchão foi só em 2018, em cima do Brasil de Pelotas. Oito anos após a última vez que o Grêmio foi campeão do torneio. 

Em 2019, a equipe desfilou durante a competição e não perdeu nenhuma partida das 17 disputadas. A vitória foi nos pênaltis em cima do rival Inter, com destaque para o goleiro Paulo Victor que defendeu três pênaltis na decisão. 

Em 2020, ainda sob comando de Renato, a equipe iniciou o torneio em janeiro, mas por conta da pandemia de Coronavírus, o calendário do futebol parou e só retornou em julho. Na final, o adversário foi o Caxias. O Tricolor venceu a equipe grená por 2 a 0 no jogo de ida e foi derrotado por 2 a 1 dentro da Arena no jogo de volta. Contudo conquistou o tricampeonato.

Em 2021, o tetracampeonato foi em cima do rival, Inter. Com gols de Diego Souza e Ricardinho o Grêmio venceu no Beira-Rio por 2 a 1 e saiu em vantagem na final. No jogo de volta, na Arena do Grêmio, a partida ficou empatada em 1 a 1. Tiago Nunes conquistou seu primeiro título sob o comando da equipe profissional do Grêmio. 

Em 2022, em meio à crise do rebaixamento e às mudanças na comissão técnica e no plantel, o Grêmio apostou em Roger Machado na casa-mata. Na semifinal do torneio eliminou o Inter, com uma vitória por 3 a 0 no Beira-Rio. O jogo de volta foi 1 a 0 para o Colorado, porém a equipe foi finalista. A final foi conquistada após duas vitórias em cima do Ypiranga-RS. 

O hexacampeonato veio dos pés da grande contratação da história do clube, Suárez marcou de pênalti e o Grêmio venceu o Caxias por 1 a 0. Além da conquista histórica do clube, Renato Portaluppi garantiu seu tetracampeonato gaúcho como treinador do Grêmio. As outras conquistas do hexa foram entre 1962 até 1968 e 1985 e 1990. 

E os números de Portaluppi?

A final do Gauchão na Arena marcou um número especial para Renato Portaluppi. O treinador atingiu a marca de 700 jogos com a camisa do Grêmio. Ou seja, como jogador e treinador. Ao todo, são 262 jogos como jogador e 437 como treinador. Além disso, Renato conquistou seu 9º título como treinador do clube e se tornou o segundo maior vencedor sob comando do Tricolor. Oswaldo Rolla é o primeiro com 10º conquistas.

Na coletiva pós jogo, o ídolo Renato Gaúcho foi homenageado pelo presidente do clube, Alberto Guerra, com uma placa e uma camiseta em alusão aos 700 jogos, com os dizeres, “Ao ídolo Renato Portaluppi, o Grêmio tem a honra de homenagear Renato, que em nossos gramados se formou e eternizou a camisa 7 em grandes conquistas. São 700 jogos de um apaixonado pelas cores do manto Tricolor. Porto Alegre, 8 de abril de 2023

Números de Renato como jogador: 262 jogos 146 vitórias 77 empates 49 derrotas

Números de Renato como treinador: 437 jogos 230 vitórias 115 empates 92 derrotas

Foto: Reprodução