Xavadown promove jogo em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Foto: Divulgação/Brasil

No mês de conscientização global da Síndrome de Down, o Grêmio Esportivo Brasil marcou um gol de placa. Em comemoração ao seu primeiro ano de atividade, a Xavadown, primeira torcida organizada do País composta por pessoas com a síndrome, promoverá neste sábado (18) uma partida de futebol no Estádio Bento Freitas.

A ação é uma realização do Grupo de Trabalho de Ações Sociais do Conselho Deliberativo do Brasil, juntamente com a Associação de Pais de Down de Pelotas (Apadpel), com foco em celebrar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitário, inclusão e bem-estar de indivíduos com a Síndrome de Down. 

O jogo será realizado no sábado, às 9 horas, e contará com membros da Xavadown e da Apadpel. A entrada é livre.

Um ano de torcida

Idealizado por um torcedor apaixonado, a Xavadown surgiu do desejo de Eduardo Moraes, ou Dudu como é conhecido, de criar um movimento social que desse visibilidade para torcedores como ele, com Síndrome de Down, e demonstrar a sua paixão pelo Xavante.

Para se tornar realidade, Dudu, que trabalha como tesoureiro na Apadpel, contou com uma ajuda do GT de ações do sociais do Xavante. Após levar os integrantes da associação para conhecer o Bento Freitas e os jogadores do Brasil, em uma ação em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a fundação de uma torcida ganhou o apoio do clube e de seus, agora, integrantes.

No dia 20 de março de 2022, a Xavadown teve sua primeira participação em estádios, sendo a primeira torcida composta por pessoas com síndrome de down no País, para assistir a vitória do clube do coração sobre o Ypiranga, pela semifinal do Campeonato Gaúcho daquele ano. A ação, que nasceu no coração de um jovem, agora faz parte das partidas do Xavante.

Um ano depois e marcando presença em todos os desafios do clube, os integrantes da torcida organizada compartilham através das redes sociais fotos em dia de jogos, com atletas e dão enfoque a pautas importantes, como a inclusão.