Vereador que ofendeu baianos pede desculpas e alega “lapso mental”

O vereador caxiense Sandro Fantinel publicou em suas redes sociais um vídeo onde pede desculpas e diz que família está sendo ameaçada
Divulgação/Câmara de Caxias do Sul

O vereador caxiense Sandro Fantinel, atualmente sem partido, publicou em suas redes sociais um vídeo onde pede desculpas pelo discurso questionando a repercussão do resgate de trabalhadores em condição análoga à escravidão, em Bento Gonçalves. O parlamentar diz estar “extremamente arrependido” das ofensas aos trabalhadores baianos e que sua família tem sido ameaçada. 

Tu viu?

Empresa investigada por trabalho análogo à escravidão recusa acordo com o MPT

Carnaval de Porto Alegre: desfiles no Porto Seco terão transmissão da TVE

Na publicação, Fantinel chorou e afirmou que as declarações foram dadas em um momento de “lapso mental”. No início do vídeo, ele faz a leitura de uma nota, onde diz ter “apreço pelo povo baiano”. O vereador também faz um desabafo dizendo que sua mulher está considerando deixá-lo, que seus pais têm recebido críticas e que seu filho está com medo de ir para faculdade.

Confira o vídeo:

Ao jornal Pioneiro, Fantinel falou sobre a abertura do processo de cassação na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. 

“Prefiro mil vezes ser cassado do que continuar lutando pelo certo, porque eu vi que lutar pelo certo não vale a pena, infelizmente. Não que o que eu tenha dito na minha fala daquele dia seja certo, aquilo é errado, mas eu estou me referindo a muitas outras coisas”, afirma o vereador. 

O vereador Sandro Santinel afirma que nunca passou por “uma tristeza e por uma destruição tão grande”. 

“Por uma selvageria tão grande em cima de tão pouco. Porque naquela tribuna da Câmara foram proferidas coisas muito piores do que aquelas que eu proferi nesses dois anos aqui e não tiveram espaço nenhum. Talvez porque foram proferidas por pessoas que não eram como eu ou por pessoas que não eram do meu partido”, destacou ao jornal Pioneiro. 

Vereador é expulso do partido 

Sandro Fantinel foi expulso do Partido Patriota na quarta-feira (1). Conforme o ofício do partido, o discurso do vereador está “maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho”. Além disso, o texto afirma que Fantinel se referiu de “forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante” e que essa situação torna inconciliável a permanência do vereador nas fileiras do partido. 

Processo de cassação é iniciado

Na quinta-feira (1), Fantinel teve o pedido de início do processo de cassação de mandato aceito. A decisão foi votada no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, e teve a unanimidade dos votos favoráveis para o acolhimento do pedido de cassação do vereador. 

Foram 22 votos favoráveis e nenhum contrário. De imediato, o parlamentar fica afastado de suas funções por 90 dias. Foi constituída uma Comissão Processante, composta por três vereadores, que devem emitir um parecer prévio, opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia.

Em nota, Fantinel pede desculpas:

Nota oficial
O vereador Sandro Fantinel também divulgou uma nota oficial nas redes sociais sobre o ocorrido, além de um vídeo no qual faz a leitura do texto. Confira a íntegra:
“Gostaria de reiterar os meus sinceros pedidos de desculpas pelas minhas falas ocorridas em 28/02/23, em sessão na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Registro que tenho muito apreço ao povo Baiano, e a todos do norte/nordeste do país.
Em um momento de lapso mental, proferi palavras, que não representam o que eu penso e sinto pelo povo da Bahia e do norte/nordeste.
Somos todos iguais e estou profundamente arrependido.”