Titanic: imagens inéditas da primeira filmagem do navio no fundo do mar

Titanic: imagens inéditas dos primeiros registros do navio no fundo do mar
(Créditos: Oceangate Expeditions/Divulgação)

Foram divulgadas novas imagens dos destroços do Titanic, navio britânico que naufragou em abril de 1912. O material, de julho de 1986, é a primeira filmagem do transatlântico após o naufrágio. Embora todos os esforços tenham sido utilizados para encontrar o local exato da embarcação, na época do acidente, os restos do Titanic só foram encontrados em 1985. Ele se encontra a 4 km de profundidade, no sudeste do Canadá.

O vídeo, de 80 minutos, é de autoria do Instituto Oceanográfico de Woods Hole (Whoi) dos Estados Unidos. As imagens são resultado de  11 mergulhos realizados pela equipe da Whoi, e do Instituto Nacional de Oceanografia da França, em 1986, e foram descobertas recentemente. Na época, os investigadores utilizaram um submergível tripulado e uma pequena embarcação operada de forma remota.

Tu viu?

Passa de 200 o número de trabalhadores resgatados de situação análoga à escravidão na Serra
Rita Lee é internada em São Paulo

Confira as imagens

A primeira investigação do Titanic

O oceanógrafo americano Robert Ballard, atualmente com 80 anos, liderou a equipe responsável por descobrir os destroços do Titanic em 1985. Ele conta que não havia mais carne ou ossos humanos na área do naufrágio. Mesmo assim, ver sapatos, incluindo calçados do que pareciam ser uma mãe e um bebê, foi marcante para a equipe.

“Fizemos um pequeno serviço memorial para todos aqueles que morreram”, contou.

Titanic 

O Titanic, considerado quase indestrutível na época em que foi construído, zarpou do porto de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, em sua viagem inaugural, no dia 10 de abril de 1912. Porém do dia 14 para o dia 15 de abril, o  transatlântico colidiu contra um iceberg no Atlântico Norte, afundando em menos de três horas. Das 2.223 pessoas que estava a bordo, 1.517 morreram.