Prouni: inscrições para seleção 2023 encerram nesta sexta-feira

Prouni: inscrições para seleção 2023 começam nesta terça-feira
(Créditos: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Começam nesta terça-feira (28), e vão até dia 3 de marçoas inscrições para a primeira seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni) em 2023. Ao todo 288.112 bolsas estão sendo oferecidas em 14.346 cursos de graduação de 995 instituições privadas de todos os estados, e o Distrito Federal. Desse total, 209.758 são bolsas integrais, e 78.354 parciais. O resultado da primeira chamada está previsto para 7 de março.

Conforme o Ministério da Educação, os estados que mais oferecem oportunidades no ProUni são Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Tu viu?

Homem é preso com 45 quilos de maconha em condomínio de Porto Alegre
D’alessandro está próximo de assumir cargo no departamento de futebol do Cruzeiro

Prouni

O Prouni, Programa Universidade para Todos, dá a oportunidade para que estudantes de baixa renda, que tenham feito o Ensino Médio em escolas públicas, ingressem em universidades particulares, com bolsas parciais, ou integrais. O programa foi oficializado em 2005 pelo Governo Federal.

Quem pode se inscrever

Os estudantes que realizaram as provas do Enem, em 2021 ou em 2022, e atingiram no mínimo 450 pontos na média, sem ter zerado a redação, podem participar do programa. Como são aceitas as notas de duas edições do Enem, é considerado o ano em que o estudante obteve o melhor desempenho.

Para obter uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, Já para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

Como se inscrever

A inscrição, gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, Página do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato é direcionado para a página do GOV.BR, onde é preciso se cadastrar. Caso o candidato já possua cadastro, é só fazer o login com CPF e senha.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno, dentre as bolsas disponíveis. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções, sendo considerada válida a última atualização confirmada.