Grêmio investiga desvio de quase R$300 mil por diretores na gestão de consulados

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Um processo de investigação interna do Grêmio apura um desvio de até R$300 mil em questões relacionadas aos consulados do clube. Conduzida desde 2021, a sindicância apurou uma série de irregularidades, como o desvio de dinheiro dos torcedores por parte de diretores do setor.

Tu Viu?

Titanic: imagens inéditas da primeira filmagem do navio no fundo do mar

Basquete: Brasil é derrotado por Porto Rico e terá confronto decisivo no domingo

A informação foi publicada pelo colunista do UOL Diego Garcia. Segundo o jornalista, o processo de investigação interna do Grêmio soma mais de mil páginas e está anexado em processos na Justiça do estado. 

Entre as irregularidades citadas, estão o vazamento de informações e a intermediação de vendas de produtos oficiais. O valor teria sido depositado em contas pessoais, mas não chegava integralmente ao clube. Nos documentos, o Grêmio reforça que “Não é função de um consulado, muito menos de um cônsul, assessor ou diretor consular intermediar comercialização de produtos com a marca do clube”.

Além do desvio nas vendas, o clube também apurou a cobrança irregular de mensalidades aos consulados femininos. Aquelas que não compactuassem com a situação, eram difamadas nos grupos de torcida e ficavam impedidas de participarem de eventos entre os consulados.

Por último, o Grêmio descobriu o desvio de verbas na organização de certos eventos. Despesas organizadas pelos consulados como viagens, hospedagem, adereços e até pagamentos a jornalistas eram cobradas em dinheiro vivo.

Vale destacar que a coluna de Diego Garcia trouxe, no início de fevereiro, a informação que Flávio Becco (ex-diretor de consulados do Grêmio) entrou com um processo contra o clube após ter sido afastado. O processo ainda corre na Vara do Trabalho da Justiça de Porto Alegre.