Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições termina na quinta

Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições termina na quinta
(Foto: Agência Brasil)

As eleições nacionais chegaram ao fim em outubro, mas não para os 19,7% de gaúchos que não foram às urnas. Termina nesta quinta-feira (1º), o prazo para justificar a ausência no primeiro turno das eleições de 2022, realizado em 2 de outubro. Já a justificativa para abstenção no segundo turno, pode ser feita até 9 de janeiro de 2023.

Neste ano, houve um percentual recorde de abstenção no Rio Grande do Sul, com 1,6 milhão de eleitores que não foram votar. O índice é o maior para eleições majoritárias desde 1990, portanto, o maior em 32 anos.

Tu viu?

Confira mais de mil vagas disponíveis no Sine de Porto Alegre
Carnaval de Uruguaiana: datas, ordem de desfiles e valor de ingressos para 2023

Como Justificar

A ausência pode ser justificada através do aplicativo E-Título, pelo Sistema Justifica, ou por envio de requerimento à zona eleitoral responsável. Eleitores que não compareceram em nenhum dos turnos, devem justificar as duas ausências. Já aqueles que estão fora do País e não se cadastraram na localidade, terão 30 dias para fazer a justificativa, a partir do retorno ao Brasil.

Não justificar a ausência gera uma multa de R$3,51, que fica registrada como pendência eleitoral, até ser quitada. Além disso, faltar três eleições consecutivas leva ao cancelamento do título.