O Bairrista  / Terceiro Caderno

15°
Me segue, chê!
Quarta, 8 de Março de 2017

Descoberta origem do Dia Internacional da Mulher: “tudo começou na Revolução Farroupilha”

As Mulheres Farroupilhas foram inspiração para data.

PORTO ALEGRE – RS: Muito se especula com relação ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Até então, a data era creditada como símbolo da luta das mulheres para melhores condições de trabalho e direito ao voto, entre os séculos XIX e XX nos Estados Unidos. Porém, este fato está prestes a ser derrubado.

Em seu mais recente trabalho, intitulado “As Mulheres Farroupilha” a pesquisadora Maria da Silveira afirma que “heroínas são as esposas, filhas e escravas das estâncias, desfazndendo telas para os curativos ou gastando os dedos para tramar os ponchos que agasalhariam os farroupilhas”. O livro, ainda em processo de execução, não tem data confirmada para lançamento.

Com exceção de Anita Garibaldi, consagrada por sua atuação junto ao guerrilheiro Giuseppe Garibaldi, não se sabe muito sobre a participação das mulheres na guerra. Romances como A Casa das Sete Mulheres, da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, que narrou a trajetória das mulheres da família de Bento Gonçalves, lider dos farrapos, deram a visibilidade que a história renega a essas mulheres (e, na série ao Werner Schunemann, que até então era reconhecido apenas pela performance nos 100 metros rasos no arroio dilúvio).

Porém, graças ao trabalho da pesquisadora, a verdade finalmente virá a tona. Todas as mulheres, que se tornaram pais, administradoras, costureiras, comerciantes, enfermeiras, médicas, e fizeram com que a República se mantivesse em pé nos 10 anos que marcaram a Revolução Farroupilha (1835 – 1845).

A data que comemora o dia da mulher, segundo Maria, teria sido definida a partir do término da guerra, fazendo referência ao antigo costume da missa do 7º dia. “Em 1 de março o combate encerra-se, graças à trégua que o exército de guerrilheiros deu aos Imperiais. Suas esposas mandaram rezer uma missa no dia 8 de março em memória da dignidade dos inimigos, morta no campo de batalha”.

Copiar

http://bit.ly/2mlZ77a

Voltar para a página anterior