O Bairrista  / Geral

15°
Me segue, chê!
Quinta, 31 de Agosto de 2017

Expointer 2017: o campo cria o futuro

Assim como a Semana Farroupilha, a Expointer está inserida na cultura gaúcha, sendo um evento aguardado e, de fato, vivenciado por quem participa

Nos tempos mais primórdios, o gaúcho se criou no campo. Aprendendo a arar a terra desde cedo, plantou e colheu os frutos da terra com o decorrer da vida. Usou carro de boi e, também, fez as vezes de pastor, levando o gado para o pasto. Foi no campo que surgiu o futuro, e esse é o tema da 40ª Expointer, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Esta, que é a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, reúne as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial. É o lugar perfeito para aquele xirú que está cansado de arar a terra com a própria força braçal e quer deixar seu negócio próprio mais moderno.

A feira teve início em 1901, quando ainda acontecia lá na nossa conhecida Redenção. Foi crescendo e, em 1972, havia 13 países participando do evento, e daí surgiu o nome Expointer – Exposição Internacional de Animais. O crescimento também exigiu que a feira fosse realocada em um lugar com maior capacidade para visitantes e expositores, surgiu o Parque de Exposições Assis Brasil como opção, que se mantém até os dias atuais.

Assim como a Semana Farroupilha, a Expointer está inserida na cultura gaúcha, sendo um evento aguardado e, de fato, vivenciado por quem participa: seja por meio de exposição dos animais, acampamento ou visitação diária para curtir aquele churrasco macanudo na refeição. É um espaço, também, de aprendizagem do gaúcho. São ofertados cursos, workshops e palestras, todas voltadas para a lida no campo. A Expointer, assim, assume o papel de elo o meio rural e urbano; campo e cidade.

Localizado em Esteio, o Parque é de fácil acesso para todos. Tu podes ir de carro, de ônibus ou, melhor ainda, de trem. Se optar por ir de transporte próprio, não precisas se preocupar: são 10 mil vagas de estacionamento disponíveis para visitantes. Além dos produtos e animais, é possível encontrar postos médicos, bombeiros, restaurantes e até a Brigada Militar dentro do parque, entre vários outros serviços pensados para facilidar a vida de quem visita a feira.

Então, visite a Expointer no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil e faça parte desta história!

 

Copiar

Voltar para a página anterior