O Bairrista  / Geral

15°
Me segue, chê!
Quinta, 31 de Agosto de 2017

Expointer 2017: 40 anos de história

Confira os principais fatos históricos que aconteceram desde o início da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina

1901

Acontece nos Campos da Redenção, antes de todo mundo usar o parque para tomar chimarrão com os amigos, a primeira edição da feira, que recebeu mais de 67 mil pessoas (o Beira Rio cheio e mais um punhado de gente);

1935

Exposição comemorativa ao centenário da Revolução Farroupilha, aquela que consagrou o Rio Grande do Sul como a República que é atualmente. Local: Parque da Redenção.

1972

O evento se torna uma exposição internacional, recebendo Brazil e mais outros 13 países, e foi finalmente batizada de Expointer.

1974

As esferas com as cores do Estado, hoje marca registrada do evento e reconhecidas a distância, são doadas ao Rio Grande do Sul pela Alemanha Ocidental (dizem que a Oktoberfest veio de brinde, mas não confirmamos).

1977

O Parque Esteio recebe seu nome atual: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, mas nós ainda o reconhecemos como Parque da Expointer.

1982

A mais importante prova da Associação Brasileira de Cavalos Crioulos, o Prêmio Freio de Ouro, começa a acontecer na Expointer. A feira é a sede do prêmio até hoje. É lá que são escolhidos os cavalos mais baguais da República.

1984

A Expointer deixa de acontecer a cada dois anos para se tornar um evento anual, afinal de contas o gaúcho não aguentava tanto tempo sem ter a feira para visitar.

1998

O parque do evento recebe uma ampliação de 64 para 141 hectares, porque quanto maior a frequência de visitantes, exigiu-se um espaço maior para comportar tantos gaúchos.

1999

É criado o Pavilhão da Agricultura Familiar, que já na sua primeira exposição conta com 50 expositores. Hoje, é uma das áreas mais visitadas do evento, com seus famosos queijos e salames coloniais.

2015

Registrado o maior público de visitantes da década. 545.891 pessoas presentes, entre prendas e peões e seus piazitos.

2016

Aumento de vendas, mesmo com a situação econômica, é destaque da edição. São construídos os lavatórios de equinos e de gado de leite, para deixar os bichos nos trinques.

 

Copiar

Voltar para a página anterior